Bem vindos ao Nerd-Trap curta nossa pagina no facebook

23/10/2012

Culinária japonesa requinte ou arte ?

Bom hoje vou falar um pouco sobre a culinária japonesa ...

A chegada  ao Brasil da imigração japonesa tem data e local precisos. Foi a bordo do vapor Kasato-Maru que, no dia 18 de junho de 1908, aportou em Santos a primeira leva organizada de trabalhadores vindos do Japão. ( saiba mais sobre o   KASATO MARU ) 



Com uma cultura rica e bem particular (incluindo uma maneira toda própria de tratar os alimentos), eles saíram de seu pequeno país em busca de trabalho na imensidão das terras brasileiras. Sua chegada ao Brasil significou, para eles, a descoberta de um enigmático mundo novo. O mesmo aconteceu com os brasileiros que os recebiam: para estes, abria-se uma era de contato com uma civilização que, em quase um século de presença, mostraria ter muito a ensinar.
São Paulo é o exemplo mais eloquente do peso desta cultura que chegou e ficou, cativando os brasileiros por sua riqueza e tradição - e também pelo estômago. A prova disso é a existência de um importante bairro japonês na cidade, a Liberdade, onde o comércio de artigos de todo tipo, inclusive alimentícios, é intensamente frequentado pelos paulistanos.





Não esta não é uma foto do centro de Tókio e sim uma foto da Liberdade em São Paulo .







Os produtos ligados à mesa vão desde as lascas de peixe seco, tão importantes no caldo básico das sopas, até apetrechos para moldar rapidamente os bolinhos de arroz dos sushis. Eles são procurados e escolhidos criteriosamente pelos japoneses, por senhoras de gestos rápidos, ocupadas em prover seus descendentes com a mesma comida que as nutriu na infância, e que traz no paladar e nos aromas a saudade de sua terra.
Mas não são apenas japoneses e seus herdeiros, niseis e sanseis, que circulam pelos mercados e lojas orientais, aspirando o aroma de um potinho de raiz-forte para verificar seu frescor ou tocando delicadamente a crosta de pequenos pastéis para testar o ponto da massa: hoje são muitos os brasileiros que se misturam aos rostos orientais nas lojas e mercados, já iniciados nos segredos destes sutis sabores trazidos de tão longe.


Essa imagem mostra onde eu quero chegar falando da culinária Japonesa ...

Analise como uma arte ...

Agora olhe apenas como um prato de comida ...








UMA CULINÁRIA LEVE E BELA
De fato, a cozinha japonesa é especialmente cativante por seu preparo, seus sabores e sua apresentação. Cercado de mar e cortado por rios, o Japão tem em seus pratos a forte presença dos pescados. O peixe cru é raro na mesa cotidiana, mas usam-se muito os peixes secos, principalmente nos temperos e caldos. Os legumes são talhados em pequenos formatos e preparados em cozidos ou conservas. O elemento básico da alimentação é o arroz, tão importante que, na Idade Média, era utilizado como moeda de pagamento de impostos. O molho shoyu e a pasta de soja, missô, dão um sabor característico à cozinha de todo país.




 
Os pratos de refeição japonesa, em número de cinco, são servidos simultaneamente: incluem uma sopa, um cozido, um grelhado, guarnições de legumes e o arroz. A bebida principal é o chá, e a bebida alcoólica típica é o saquê, um fermentado de arroz. No almoço, a refeição é simplificada: arroz, ovo cru, algas, conserva e sopa de missô.






Também do ponto de vista culinário, os ingredientes são respeitosamente manipulados, preservando sua individualidade, resguardada por temperos normalmente sutis. O resultado surpreende pela bela apresentação e pela leveza que alivia os cansados paladares ocidentais. São pratos que têm sido exemplos de delicadeza do povo japonês. É, ainda, uma prova de que a comida pode não somente sustentar o corpo e emocionar o paladar mas também alimentar o espírito.

E com a arte culinária que nossos amigos Japoneses vem nos passando podemos ver que cada vez mais temos em nossas mãos a arte de cozinhar dando enfase no ARTE  , cada vez mais vemos locais onde podemos apreciar essa milenar técnica  de satisfazer sem perder a beleza da criação .


O meu ponto de vista que queria que vocês entendessem é , analisando a culinária japonesa que atire uma pedra aquele que não enxerga a beleza de tal criação que é a cultura japonesa aplicada em suas cozinhas .

Bom falei um pouco da cultura e tentei repassar o meu ponto de vista sobre uma cultura intrigante e bela de se ver XD 

Fonte das imagens Click sushi Fã page Facebook  . 



Acompanhe nossa pagina no facebook ^^  Nerd Trap no Facebook 


#NiLL


Nenhum comentário:

Postar um comentário